As mulheres e o ranking da finansfera


Bom,

Vou dar por encerrada a discussão que se levantou no último mês.

Para você que não entendeu, sugiro que leia esse POST AQUI e as fotos que botei lá, comentários e etc.

Em resumo, havia uma proibição das mulheres da participação no ranking da finansfera, restrição essa que se iniciou lá atrás pelo VRP e se perdurou até a atualidade. Como não me sentia confortável com essa restrição, comecei a levantar o questionamento a fim de entender o que a comunidade teria a dizer.

Até criei um formulário no Google que poucos responderam, mas este foi o resultado:



A conclusão é:

Aqueles que não gostam das mulheres na comunidade blogger/finansfera são a minoria. Dessa minoria, maior parte são uns anônimos que perdem sua relevância ao sequer mostrar uma identidade virtual, enquanto outra parte (alguns até presentes no ranking) simplesmente não aceitam por motivos que eu sinceramente não consigo entender muito bem.

A maioria se divide em duas partes. Aqueles que "Não fedem nem cheiram", não se manifestando em momento algum e a outra parte defende a quebra do preconceito e um espaço com a diversidade, respeito e objetivo maior que é o compartilhamento de aprendizado que todos merecem ter.

O comentário divisor de águas veio através do POST do ranking passado, no qual um Anon OLD SCHOOL ressuscitou os primórdios do ranking criado pelo pobretão, no qual havia a participação de mulheres. Segundo suas próprias citações, isso fica aparente nesses posts aqui:

Vejamos algumas passagens que comprovam a participação de mulheres no ranking: - http://www.vidaruimdepobre.com/2012_05_01_archive.html

"O romance entre Geração 65 e Mulher investidora segue tórrido. Quem se lembra no mês de fevereiro o primeiro ultrapassou sem dó a segunda, ignorando os gritos de cavalheirismo das poucas leitoras do blog. Em março ela tramou a vingança e em abril ela se aproxima novamente perigosamente do primeiro. Estou muito feliz com essa briga de casal pois já que não posso ter nenhuma mulher por ser feio, pobre e rumo a falência, eu me divirto com o romance alheio pois sou um lixo".

"Aparentemente a série A é onde temos mais romances. Mulher Investidora ultrapassou Geração 65 e é o caso de amor mais antigo da história da comunidade de finanças. Juntos possuem 700.000 reais e ficam trocando posições mais que o Kama-sutra. Puxa fico até excitado." - http://www.vidaruimdepobre.com/2012_06_01_archive.html

"Dama e O Idiota iniciam um romance também bem estranho. Ela o ultrapassou em abril e abriu distância em maio. Ambos tem boa capacidade de aporte. Será que vai rolar?" - http://www.vidaruimdepobre.com/2012_06_01_archive.html

pobretao de vida ruim7 de fevereiro de 2012 23:56
Caramba a lu é mais rica que todos nós aqui inclusive o Heavy Metal.
Seria interessante ela contar mais sobre a vida financeira dela e do casamento para podermos tirar boas práticas.
Ao longo do blog ela pode ir revelando detalhes para ajudar os amigos.


Ainda segundo relatos do Anon, na verdade foram as mulheres que abandonaram a comunidade aos poucos, conforme dito:

Posteriormente as mulheres não particparam do ranking pelo fato de que abandonaram a blogosfera, por isso que não tinham mulheres, eram poucas blogueiras e as que tinham não publicavam o patrimônio.

Basicamente é isso, a atual discussão sobre quem pode participar é infantil, pois o Pobretão criou o ranking para unir os blogueiros e blogueiras, o objetivo era a interação dos participantes, parem com as discussões bobas, façam a blogosfera crescer positivamente uma vez mais.


Passei ainda um tempo pesquisando por mais publicações do VRP e não encontrei um momento exato em que ele veio a banir a participação de mulheres. Algum momento após a saída das duas únicas participantes (sendo que ele alega que uma dessas era na verdade um homem), ele simplesmente passou a tomar um ódio delas e suas publicações começaram a ficar mais ofensivas em relação a elas, utilizando termos chulos e reproduzindo discurso de ódio. Vejamos a seguir:

http://www.vidaruimdepobre.com/2015_09_01_archive.html

Você sabia: que antes da regra de ser proibido mulheres no blog e ranking houveram algumas que se aventuraram no nosso ranking (3 pra falar a real)? Foram elas por ordem de antiga para nova de aparição: Mulher Investidora; Dama Milionária, Jovem Investidora.

Mulher investidora dizia se chamar Fernanda mas era apenas um fake idiota de homem, era absurdamente na cara. Arrogante, mentiroso e se dizia funça. Feministinha ainda por cima. Dama Milionária era uma cinquentona reclamona que falava mal dos homens e ficava toda putinha quando se metia a real sobre esposas no blog. Jovem investidora era uma garota nova que gostava de ser simpática para o pessoal pegar leve. Alguns babacas do ranking e da blogosfera iam no blog dela manginar e bater papinhos como retardados querendo atenção. Um dos participantes do ranking na época chamado Urso Investidor só comentava no blog dela e no de mais ninguém. Eu chamei a atenção dele repetidas vezes da manginice dele até que ele se irritou e saiu do ranking falando “que não concorda com o que falamos aqui hurr durr”. Ainda era casadinho. Babacão.

Pude notar também que o RESPEITADÍSSIMO VDC em um momento chegou a criar também um ranking paralelo que não haviam essas restrições e chegou a ter a participação de mulheres no ranking.

Isso além da Independência Financeira ou Morte que também foi inserida no ranking mesmo após a saída do VRP

Dada a oportunidade para ouvir todos, acabei me colocando "em cima do muro" para manter o respeito com todos, mesmo não concordando com o requisito como já vinha falando desde que assumi o ranking.

Porém, após o tempo de reflexão e com tudo que li, decidi que não sou eu quem vou alimentar essa onda de preconceito que na verdade só restringe a comunidade. Isso vai contra os nossos objetivos maiores que é a interação das pessoas, a ampliação do conhecimento em finanças da nossa nação, a disseminação do conteúdo FIRE e aposentadoria antecipada, dentre outros vários benefícios que não preciso ficar explicando aqui.

Isso vai contra inclusive o que eu acredito e a minha criação. Fui criado em um ambiente de respeito, principalmente às mulheres que contribuem tanto quanto ou até mais que os homens em nossa sociedade.

Enfim, não sou eu quem vou restringir a participação delas, muito pelo contrário, quero ser lembrado por ser aquele que quebrou esse requisito besta que não edifica a nossa comunidade, somente causando intrigas e desunião.

Declaro então que,

AS MULHERES ESTÃO LIBERADAS PARA PARTICIPAR DO RANKING E DE ONDE MAIS QUISEREM.

Os requisitos na candidatura a suplência foram atualizados e agora eu solicito a vocês meninas/mulheres que por favor participem conosco do ranking, se inscrevam e nos ajudem a levantar ainda mais essa comunidade que vai mudar a cultura que vivemos atualmente onde gastar é legal e poupar é careta!

O show dos milionários e quaisquer outros ambientes também estão liberados para todas elas!

Somente para constar, também foram alterados e acrescidos alguns requisitos, dessa forma:


  • Blogue ativo a no mínimo 6 meses consecutivos; REDUZIDO PARA 3 MESES
  • Participação efetiva no blog
  • Revelar o patrimônio em valores financeiros e não somente em %
  • Imóveis, e
  • Postar atualização mensal até o dia 14 de cada mês
  • * Ficar sem publicar a atualização por 2 (dois) meses resultará na expulsão do participante no ranking. Será permitido o reingresso através de nova candidatura na lista de suplência.






Enviar um comentário

21 Comentários

  1. Você queria passar a Ryca na frente de outros blogueiros no ranking apenas por ela ser mulher, isso é justo?

    Só pela falta de respeito aos demais você deveria abrir mão do ranking.

    ResponderEliminar
  2. Reduzindo o tempo de vida dos blogs para 3 meses, vc esta dando um tiro no próprio pé. Sabe que muitas não conseguem manter a constância nem um 1 mês, ou seja vai colocar para depois ter que tirar. Mas...o trabalho vai ser seu mesmo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nas premissas iniciais bastava que o blogueiro fosse ativo, Anon.

      Eu otimizei a planilha de forma que não me dá trabalho tirar ou adicionar alguém. Está automatizada.

      Eliminar
  3. É isso aí, chega dessa mentalidade desses caras que não conseguem mulher kkkkk...

    Logo estarei me candidatando ao ranking.

    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Esse negócio de não aceitar mulher no ranking beira o absurdo.

    Sinceramente, não sei pra que um post desse tamanho só pra justificar que vai aceitar. Não precisaria justificar o que é obviamente certo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Anon, mas pra mim merecia sim o post devido a discussão que tem.

      Isso acaba com o post.

      Acho inclusive que aqueles que tem dificuldades com mulheres ou não as aceitam podem nos procurar que vamos ajudar a lidar com esses problemas. A comunidade serve pra isso também.

      Eliminar
  5. Sou partidário do "Lugar de mulher é onde ela quiser", inclusive na finansfera. Parabéns pela sábia decisão, Engenheiro.

    Se puder fazer uma visita ao meu blog que acabei de começar, agradeço a força. Aliás, quero me inscrever para participar do ranking, como faço? xD

    https://investidorendividadobr.blogspot.com/p/000.html

    Adicionei o seu blog ao meu blogroll! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fala IE, tudo bem?

      Seja bem vindo a finansfera. Pra participar do ranking te peço para comentar no post de candidatura a suplência, lá que eu organizo isso.

      Vou adicionar na blogroll com certeza

      Eliminar
  6. ~ MULhEreS sãO a RUÍNa DO HOMEm ~

    huahuahuaua morta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tem sempre a opção de vc arrumar um homem ao invés de uma mulher kkkk

      Eliminar
  7. Deveria, no mínimo, ter consultado os atuais participantes do ranking, antes de emitir uma decisão sobre, sem contar que os votos a favor 5 e contra 2, sequer configuram 50% dos participantes.
    Tá parecendo esquerdista que ao invés de respeitar a opinião da maioria, prefere tomar as decisões com base na minoria.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Blz anon. Querendo se identificar e ter uma discussão saudável, tamo aí.

      Próximo!

      Eliminar
  8. Concordo com a decisão e só digo o seguinte: NÃO ALIMENTE OS TROLLS.

    Att,
    Investidor Wannabe.

    ResponderEliminar
  9. Saudações! Kd o ranking de novembro da galera?

    ResponderEliminar
  10. Tá de sacanagem né, investidor? Kkkk 7 votos? Hahaha sete votos... E isso tudo mais parece autopromoção com o "serei o primeiro a fazer isso e aquilo" do que, necessariamente, alguma preocupação com alguma causa...

    Enfim... Bem triste que o ranking esteja se distanciando do que foi e ainda é para muitos... Um refúgio jpbf de quem frenquetava Olodm e mghb nos idos de Orkut...


    É a tradição dando espaço pra regressão...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De fato me incomodava muito a ausência delas, não faz sentido algum.

      Infelizmente não conseguimos agradar a todos mas tenha certeza que foi a maioria. Gostaria que tivesse mais votos, mas mao tenho o que fazer.

      Admiro que vc demonstrou sua opinião sem perder o respeito. Geralmente quem comenta não concordando são uns trolls anônimos

      Eliminar